Utilização de transmissor diferencial com selo duplo para medição de nível em tanque pressurizado, densidade ou interface
Uma das formas de se medir nível em um tanque pressurizado é utilizando um transmissor diferencial de pressão, sendo essa ainda a forma mais comum de medição de nível que se encontra em plantas industriais. Como se sabe, determinadas aplicações precisam de selo(s) de pressão para uma boa performance do equipamento.
Quando é feita a aplicação de selo duplo em um tanque onde o fluido tem o peso específico diferente da água, por exemplo, começa a dúvida: como calculo a faixa para parametrizar o transmissor? Primeiro vamos começar explicando as três possibilidades de instalação: transmissor fixado abaixo da tomada inferior do tanque, no nível dessa tomada ou entre ela e a superior, como pode se ver nas imagens a seguir.
Após a instalação, já com o transmissor energizado e na posição de operação, garantindo que o tanque esteja vazio e não haja pressão diferencial proveniente do processo entre as tomadas é necessário realizar um trim de zero. Feito isso o transmissor indicará pressão diferencial zero.
Algumas informações são necessárias:
- h: distância entre as tomadas de alta e baixa (mm);
- PEp: peso específico do líquido a ser medido, nas condições de operação;
- PEf: peso específico do fluido de enchimento dos selos (tabela a seguir);
- a: indicação desejada para nível mínimo (distância a partir da tomada inferior em mm);
- b: indicação desejada para nível máximo (distância a partir da tomada inferior em mm);
Segue fórmulas:
- Caso lado H esteja conectado na tomada inferior:
- LRV = (PEp x a) – (PEf x h)
- URV = (PEp x b) – (PEf x h)
- Caso lado L esteja conectado na tomada inferior:
- LRV = (PEf x h) – (PEp x b)
- URV = (PEf x h) – (PEp x a)
Para facilitar, segue em anexo uma tabela com o peso específico de alguns fluidos
Fluído | Peso específico a 25 °C |
Silicone 200/20 | 0,94 |
CTFE (Chlorotrifluoroethylene) | 1,89 |
Silicone DC704 | 1,07 |
Syltherm 800® | 0,90 |
NEOBEE M-20® | 0,93 |
Com base nesses princípios também é possível calcular a densidade de um líquido ou o nível de interface entre dois líquidos imiscíveis (com ou sem emulsão). Nessa aplicação o tanque tem que estar afogado, ou seja, cheio de líquido. Segue imagem de uma possível instalação para medição de nível de interface:
Dados necessários:
- h: distância entre as tomadas de alta e baixa (mm);
- PEmin: peso específico do líquido mais leve (interface) ou densidade mínima considerada;
- PEmax: peso específico do líquido mais pesado (interface) ou densidade máxima considerada;
- PEf: peso específico do fluido de enchimento dos selos;
Fórmulas:
- LRV = h x (PEmin – PEf);
- URV = h x (PEmax – PEf);
Nos vemos na obrigação de ressaltar que apesar de ser uma possibilidade, não recomendamos a utilização desse equipamento para medir interface, visto que o peso específico dos fluidos sofre grande variação oriunda das variações de pressão e temperatura no processo, especialmente quando estamos considerando fluidos voláteis, causando erros de leitura e consequentes perdas ou acidentes.
Em caso de dúvidas quanto ao melhor equipamento para a sua aplicação, como parametrizar algum instrumento ou até mesmo para contratar nossos serviços especializados para comissionamento e partida assistida, entre em contato em quaisquer um dos nossos canais.
Artigo escrito por:
José William Luiz
jose.luiz@shimizu.ind.br
+55 16 993 650 700